O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social (G.A.A.S) é uma valência do Centro Social da Paróquia de Polvoreira, que surgiu de um Protocolo efetivado com a Segurança Social, visando o acompanhamento psicossocial das famílias beneficiárias da prestação do Rendimento Social de Inserção (R.S.I) residentes na área de intervenção atribuída ao G.A.A.S.
O G.A.A.S. é constituído por uma equipa multidisciplinar da qual constam uma Assistente Social, uma Psicóloga e três Ajudantes de Ação Direta, encontrando-se o Gabinete sediado nas instalações da Junta de Freguesia de Polvoreira. A área de intervenção do G.A.A.S. abrange treze freguesias do concelho de Guimarães: Polvoreira, Nespereira, Urgezes, Candoso (Santiago), Mascotelos, Tabuadelo, Pinheiro, Abação (São Tomé), São Faustino, Calvos, Gémeos, Mesão Frio e Infantas.
Rendimento Social de Inserção, o que é?
O R.S.I é uma medida de apoio para as famílias e indivíduos mais carenciados que consiste na atribuição de uma prestação pecuniária para ajudar a satisfazer as necessidades básicas e na celebração de um contrato de inserção em que o beneficiário se compromete a executar determinadas ações de forma a melhorar as suas condições de vida e favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária.
Quem tem direito?
Toda a pessoa ou família que se encontra em situação de carência económica, que necessita de apoio para melhorar a sua condição social e profissional e reúna as condições de atribuição (consultar o guia prático em anexo) pode requerer a prestação de R.S.I.
Para isso deverá preencher devidamente um formulário (ver anexo) que deve ser devidamente preenchido e entregue junto dos serviços de atendimentos da segurança social de Guimarães.
Regulamento.pdf